A Origem do Dia dos Pais


[tweetmeme]

A primeira homenagem explícita a um pai de que o mundo tem notícias aconteceu na Babilônia, há cerca de 4 mil anos. Arqueólogos encontraram uma homenagem escrita em argila de um garoto chamado Elmusu para o seu pai.

No mundo contemporâneo, o Dia dos Pais surgiu de forma muito semelhante ao Dia das Mães. Em 1910, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd enviou uma petição às autoridades de sua cidade, Spokane, no Estado de Washington, sugerindo uma homenagem a todos os pais, depois de ouvir um sermão em homenagem às mães.

A inspiração de Sonora foi o próprio pai, Willian Smart, um veterano da Guerra Civil americana que acabou tendo que criar seis filhos sozinho, depois que sua mulher morreu no parto do caçula. Naquele ano, foi comemorado o primeiro dia dos pais dos Estados Unidos em 19 de junho, data do aniversário de Willian. E a idéia foi se espalhando ao longo dos anos. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson decretou o terceiro domingo de junho como oficialmente o dia nacional dos Pais nos Estados Unidos. Essa é a data de comemoração em boa parte do mundo.

Outras países comemoram o dia dos pais baseados em tradições religiosas ou culturais. Portugal, Espanha e Itália, paí­ses com tradição católica, homenageiam os pais todo dia 19 de março, dia de São José. Na Alemanha, os pais são homenageados no dia da Ascensçãoo, que acontece 40 dias depois da Páscoa e representam a ascensção de Cristo aos céus. Na Rússia, a comemoração é dia 23 de fevereiro, dia do defensor da pátria. Na Tailândia, os pais são homenageados em 5 de dezembro: dia do aniversário do atual rei tailandês Bhumibol Adulyadej, o Rama IX. Em Taiwan, o dia é 8 de agosto. Isso porque a pronúncia de oito em madarim é algo como “bába”. Assim, 8 de agosto (08/08) se pronuncia “bába” que é o jeito chinês de falar papai.

No Brasil, a comemoração surgiu em 1953 pelas mãos do publicitário Sylvio Bhering, que foi diretor-comercial do jornal O Globo e da Rádio Globo. Naquele ano, a homenagem foi feita em 14 de agosto (uma sexta-feira), dia de São Joaquim, considerado patriarca da famí­lia. Depois passou para todo segundo domingo de agosto. Apesar da escolha da proximidade do dia de São Joaquim, há gente que acredita que a escolha da data brasileira foi puramente comercial. Agosto era um mês fraco para os lojistas.

É bom ressaltar que nem todos os países comemoram o Dia dos Pais com a voracidade comercial de alguns.

Fonte: Blog Crianças na Cozinha

Veja quando os paí­ses no mundo comemoram o Dia dos Pais:
Dia da comemoração Paí­s
Terceiro domingo de junho África do Sul, Argentina, Bahamas, Bangaldesh, Bulgária, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Cyprus, França, Grécia, Hong Kong, Índia, Irlanda, Jamaica, Japão, Malásia, México, Holanda, Panamá, Peru, Paraguai, Porto Rico, Singapura, Suíça, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e Venezuela.
Primeiro domingo de setembro Austrália e Nova Zelândia
19 de março (dia de São José) Itália, Portugal, Espanha, Bolívia, Honduras e Liechtenstein
Segundo domingo de agosto Brasil
Dia da Ascensão (40 dias após a Páscoa) Alemanha
Segundo domingo de novembro Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca
23 de fevereiro Rússia, Bielo-Rússia e Ucrânia
5 de dezembro Tailândia
8 de agosto Taiwan
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s