Dicas para você ficar livre das dívidas


[tweetmeme]

Quitar dívidas e reavaliar os hábitos de consumo são passos essenciais para o bem estar do consumidor contemporâneo. Assim, se o orçamento do trabalhador já saiu do controle e as dívidas aumentam a cada dia, o ideal é procurar um jeito de quitá-las da forma menos pesada possível.

Desse modo, a Faculdade Batista de Vila Velha (FABAVI) preparou dez dicas especiais para o trabalhador capixaba seguir na risca e realmente ficar livre das dívidas.

  • Tente renegociar o débito, mas nunca faça isso sozinho. Lembre-se de que o funcionário com quem irá conversar é um profissional que lida com problemas iguais ao seu dezenas de vezes por dia.
  • Peça a ajuda de um profissional do ramo (contador, economista ou administrador) que saiba fazer contas e esteja habituado a sentar-se numa mesa de negociações.
  • Se a questão for o saldo devedor do cheque especial, tente trocar a dívida por outra linha de crédito, em que não haja cobrança de juros sobre juros.
  • Se o problema for com uma prestação que ficou pesada demais, analise bem o contrato, reúna todos os recibos e tente, na pior das hipóteses, alongar o prazo de pagamento para reduzir o valor das prestações.
  • Nunca aceite propostas que impliquem aumento da taxa de juros inicial ou do valor a ser pago originalmente.
  • Renegociação só faz sentido se for para melhorar as condições do pagamento.
  • Com o orçamento equilibrado, ou seja, com as contas do mês cabendo no salário, faça uma avaliação de seus hábitos de consumo e de poupança.

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para fazer um orçamento doméstico realista é ter noção dos próprios gastos. Quem não controla as despesas sempre tem a impressão de que gasta menos do que realmente desembolsa.

Sem organização e sem planejamento, a pessoa se imagina com mais dinheiro do que realmente tem e gasta além do que pode.

Controlar as despesas e saber o destino do dinheiro é uma providência recomendada tanto para quem está com as contas desorganizadas e pretende deixá-las em ordem quanto para quem está com as finanças em dia e pretende tirar mais proveito do dinheiro.

Este projeto de Educação Financeira para o Trabalhador foi certificado pelo Prêmio Cidadania Sem Fronteiras de 2009. É uma iniciativa da Faculdade Batista de Vila Velha (FABAVI), sob a coordenação do professor pesquisador Paulo Cezar Ribeiro.

Agora revigorado, através da parceira com o SINDINOTÍCIAS, que disponibilizará semanalmente para o trabalhador, vários módulos sobre os princípios da educação financeira. Conceitos, dicas e opiniões serão simplificadas, com objetivos didáticos e práticos.

Fonte: Fabavi

Anúncios

Uma resposta para “Dicas para você ficar livre das dívidas

  1. muito bom …
    gostei muito do post e impresindivel que aprendamos a controlar …
    planejamento financeiro e um caminho de exelecencia

    grande abraço !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s