Feios têm mais chances de ser condenados no tribunal


[tweetmeme]

Um tribunal é o último lugar onde você espera ser julgado pela aparência, né? Mas eis que, assim como o amor é cego, a justiça às vezes também pode ser. Um estudo da Universidade de Cornell, em Nova Iorque (EUA), mostrou que réus pouco atraentes (desligando o filtro politicamente correto: leia-se feios) têm 22% mais probabilidade de serem condenados do que réus bonitões. E ainda recebem sentenças mais duras: em média, 22 meses a mais na prisão.

O estudo analisou as reações de 169 estudantes de psicologia (jurados em potencial e instruídos a agir como tal) a casos reais, completos com perfil e foto dos acusados. Quando as evidências contra o réu eram fortes, a aparência não teve influência significativa. Mas quando havia ambiguidades e “buracos” nos casos, os réus de rostinho bonito tinham mais chance de serem absolvidos de cara pelos jurados. Veja mais sobre a pesquisa aqui.

Anúncios

Uma resposta para “Feios têm mais chances de ser condenados no tribunal

  1. Esses tribunais estão muito atrasados em relação ao juízo de valor.
    Na metade do século XIX na Itália surgiu a chamada Escola positiva ou positivismo criminológico, onde se destacou um médico chamado cesare Lombroso.Ele viajou toda a Europa e examinou mais de 26 mil detentos.
    Ele estudou os criminosos e os comparavam para tentar descobrir uma linha em comum. Ele mediu tudo, crânio, nariz, orelha e etc., com isso se criou um estereótipo. Se o indivíduo tivesse uma dessas características era um criminoso nato.
    Na dúvida condenava-se o réu mais feio quando havia 2 réus. Isto foi comprovado estatisticamente na universidade de Londres. A classe de detentos de Lombroso era só de pobres. Para um criminalista da atualidade o protótipo do criminoso de lombroso é o que tem cara de prontuário, ou seja, aquele indivíduo que costumamos dizer, se encontro este camarada a noite eu saio correndo.
    Essa teoria já foi abolida a muito tempo por todos os ordenamentos jurídicos sérios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s