Líder de protestos na Praça da Paz Celestial em 1989 na China vira cristã


Chai Ling, a única mulher líder nos protestos da Praça da Paz celestial, em 1989, foi batizada no dia 4 de abril de 2010.  Ela se tornou cristã em dezembro de 2009.

O evento conhecido como Massacre da Praça da Paz Celestial, ou ainda Massacre de 4 de Junho consistiu em uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China, que ocorreram entre os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989.

Juntamente com outros 11 estudantes, Chai Ling fez um juramento que derramaria seu sangue pelo país, tendo como modelo os heróis chineses do passado, que cometeram suicídio para despertar o povo.

Entidades de Direitos Humanos estimam que morreram mais de três mil pessoas quando o Exército Popular de Libertação enfrentou, de forma violenta, a mobilização em junho daquele ano. Houve, ainda, prisões e censura à mídia estrangeira.

Vinte anos depois, a China cotinua a mesma. Em novembro do ano passado, o Comitê de Combate à Tortura da ONU instou o governo chinês a pedir desculpas pelos incidentes, libertar os dissidentes ainda presos e fazer uma investigação sobre os acontecimentos na praça.

Leia a notícia sobre a conversão aqui.

Entenda sobre esse violento massacre.

A cena abaixo, no vídeo, impactou o mundo, quando um jovem  solitário parou os tanques do maior exército da terra que rumavam para em direção às massas para debelar a manifestação. Tal coragem  acabou se transformando no símbolo da rebelião da juventude chinesa contra a falta de liberdade no país e o massacre na Praça da Paz Celestial que encerrou o movimento por reformas democráticas no país. A foto da cena, estampada em jornais de todo o mundo, ganhou o Prêmio Pulitzer, um dos mais importantes prêmios jornalísticos no mundo.

Fonte: Holofote Noticias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s