Para capixabas jeitinho brasileiro é normal


Metade da população capixaba afirma que o 'jeitinho brasileiro' é uma coisa normalO jeitinho brasileiro, para muitos, é uma arte. Se dar bem em todas as situações, sem pensar nos meios e nem em justificar os fins é encarado como uma atitude ‘normal’ para 50% dos entrevistados da pesquisa realizada pelo Instituto Futura, com 400 moradores da Grande Vitória, no dia 03 de novembro. Estes ‘artistas do improviso’ – que furam filas, fazem ‘gato’ nas redes de água ou luz ou burlam a burocracia – estão visíveis em todos os lugares e a qualquer hora do dia.

De acordo com a pesquisa, atitudes negativas como essas, segundo 85% dos respondentes, se devem ao fato de que no Brasil ‘muitos têm pouco e poucos têm muito’ e essa é a maior causa do uso do ‘jeitinho brasileiro’.

Uma característica muito forte do jeitinho brasileiro e que faz parte das suas atitudes, segundo 80,8% dos capixabas, é o hábito do brasileiro de deixar tudo para última hora. Segundo 89% dos entrevistados, dar um jeito de conseguir as coisas mais rápido, levar vantagem e jogo de cintura são as atitudes que melhor caracterizam o jeitinho brasileiro.Para as economistas e analistas da pesquisa , Luciana Ghidetti de Oliveira e Andressa Malagutti, é interessante notar que o jeitinho brasileiro divide a opinião dos capixabas visto que 42,5% deles disseram que o jeitinho brasileiro é uma característica positiva enquanto 40,5% disseram ser negativo.

O antropólogo Roberto DaMatta defende que o mesmo jeitinho que possibilita facilitar o dia-a-dia, também dificulta a relação do brasileiro com a lei. “O jeitinho se confunde com corrupção porque desiguala o que deveria ser tratado com igualdade”, afirmou em reportagem ao site do Ministério da Cultura. Fonte: Gazeta Online

Maldição

Reproduzi esta matéria do Gazeta online para que expressar aos amigos leitores deste modesto blogg o meu parecer. Declaro com todas as letras que este “jeitinho brasileiro” (orgulho nacional) é na verdade uma grande maldição sobre a vida dos habitantes desta terra do qual deveríamos nos arrepender e libertar. É uma herança maldita que se iniciou desde os primeiros dias da exploração da terra de “Vera Cruz”, hoje conhecida de Brasil.

Esta prática pecaminosa se arrasta há séculos, passa de pai para fillhos e atravessa gerações. Não sabemos medir o mal que isso tráz para nossas vidas, famílias e cidades. Pior, a prática deste pecado cega o entendimento da população gerando todo conformismo que se lê na matéria.

Fazendo justiça aos capixabas, infelizmente não é uma realidade local, é uma desgraça nacional. O jeitinho brasileiro, a lei da vantagem é pecado, gera consequencias no nosso dia-a-dia e sempre  vai prejudicar alguém. É a corrupção disfarçada de “esperteza”. Chega de jeitinho brasileiro! Pelo menos é o que eu tenho buscado para minha vida.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s