Musicos Cristão terão que pagar para cantar


OMBDe acordo com a autarquia federal “Ordem dos Músicos do Brasil” (OMB), quem não possuir uma “carteirinha” de músico pela ordem terá que pagar uma multa, isso incluí bandas que se apresentam em shows, cantores e até levitas, então você que está inserido no louvor de sua igreja local se não possuir a “carterinha” será multado, quer dizer, você não, mas a igreja na qual você pertence sim!

Este absurdo é graças a enferrujada Lei 3.857, de 22 de dezembro de 1960, que regula a atividade de músico, exigindo que só pode exercer a profissão quem estiver registrado na OMB.

Até ai tudo bem, o problema é que este registro custa R$215,00 e após o seu ingresso na entidade o músico terá que pagar uma taxa anual de R$100,00, para manter a “carterinha”. Outro detalhe de relevância é a criação da Delegacia Musical Cristã, que foi inaugurada em março de 2009, e tem como objetivo fiscalizar as igrejas para enquadrar quem não apresentar está licença, serviço que já ocorreu na sede da Bola de Neve Church em São Paulo, onde a igreja foi multada pelos seus músicos não possuírem o documento da OMB. A igreja através de seus advogados foi obrigada a entrar com um mandado de segurança para evitar o pagamento desta multa. A liminar foi deferida, suspendendo o auto de infração e impedindo, até o julgamento do mérito, que a autarquia tome qualquer atitude coercitiva em face da igreja e músicos que tocam em seus cultos.

“A petição teve vários embasamentos legais, como a liberdade constitucional de culto e a voluntariedade dos músicos da igreja, entre outros”, informou a advogada Taís Piccinini, responsável pela ação em entrevista para a matéria também sobre este mesmo assunto no portal Cristianismo Hoje. “O que acontece na igreja não é e nunca foi um show, mas culto a Deus, onde o amor e dedicação são os únicos incentivos para o trabalho no templo.” declara.

Uma esperança contra está autarquia, é a PL 223/09 do nobre Deputado Giannazi(PSOL), que pretende garantir o livre exercicio da atividade de músico no Estado de São Paulo. Vamos aguardar!

Fonte: www.clipgospelmusic.com / O Verbo

Anúncios

3 Respostas para “Musicos Cristão terão que pagar para cantar

  1. Esta é nova heim?

    Nem todos os músicos que estão começando a tocar nos cultos são profissionais, e pagar uma taxa anual é um absurdo.

    Bem, ainda bem que para adorar a Deus não é preciso estar em um só lugar né?

  2. Bom, eu tenho uma carteirinha da OMB, que pode ser feita na categoria Amador ou Profissional. A ultima noticia q andou rolando no meio artistico no Rio (entre cantores liricos do Theatro e outros) é o total desconhecimento do destino desse dinheiro q pagamos para fazer a prova (q ja é completamente discutivel) e a suposta anuidade cobrada dos associados. Essas informaçoes circularam atraves de uma materia em um jornal (nao me lembro qual)denunciando as falcatruas, etc…etc… Pra quem nao conhece, so de entrar no andar na OMB, se sentre o cheiro de “buraco negro” daquele lugar ( q parece uam repartiçao publica da deceda de 70) ja q o dinheiro entra e eles nada fazem pela categoria 😐

  3. Devemos lembrar que todo o trabalho que é feito na igreja é voluntário. Assim como os evangelistas, pastores e mestres, os músicos também são chamados por Deus e não pelo homem para servirem na obra dEle. Se não abrirmos os olhos, daqui a pouco será necessário ter diploma para pregar, evangelizar, ensinar… Isso é uma arapuca que o Diabo está armando para tornar a Igreja esteril e infelizmente muitos “cristãos” estão caindo nessa. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s