Série: Usando a Língua V


linguaportuguesa.jpg

Cálice X cálix

Essas duas palavras são adequadas para denominar o objeto que o dicionário Houaiss define como copo de forma aprox. semi-esférica, alongada ou semelhante a um cone invertido, que tem um apoio formado por uma haste mais ou menos comprida e uma base geralmente circular, usado para certos tipos de vinho, licores etc.

Batatinha quando nasce…

espalha a rama pelo chão. Muitas pessoas continuariam esse versinho com: “esparrama pelo chão”, uma alteração devido a semelhança fonética dessas duas formas.

Cainhar

Cainhar é, no mínimo, um verbo curioso, pois significa o ato de um cachorro emitir som de dor ou sofrimento.

A origem da palavra fósforo

A palavra fósforo vem do grego. Nesse idioma, phos significa luz e phóros, que conduz. Portanto, ao pé da letra, fósforo significa aquele que traz a luz, que ilumina.

Cãibra X câimbra

Você sabe qual o nome de uma contração muscular súbita, involuntária e dolorosa, de caráter transitório? É certo escrever tanto Cãibra quanto câimbra.

Vossa Magnificência (V. Mag.ª)

Os pronomes de tratamento são pouco usados, mas é bom conhece-los para não passar vergonha frente a uma autoridade. Vossa Magnificência é a forma de tratamento adequada para reitores de universidades.

Orbívago

O significado dessa palavra vem de “orb(i)”, mundo e “vagare”, andar; portanto orbívago é que ou aquele que perambula pelo mundo.

Octogésimo X octagésimo

O número ordinal relativo a 80 é octogésimo. Portanto, uma pessoa que tem oitenta anos(até noventa) deve ser chamado de octogenário e não octagenário.

Vossa Santidade (V.S.)

Os pronomes de tratamento são pouco usados, Vossa Santidade é usado só para o papa.

Angiologia

O ramo da medicina que estuda as doenças vasculares e seu tratamento é chamado de angiologia. Angio se refere a vasos sangüíneos e logia significa estudo.

Vossa Eminência (V. Em.ª)

Os pronomes de tratamento são pouco usados, mas é bom conhece-los para não passar vergonha frente a uma autoridade. Vossa Eminência deve ser usado exclusivamente para cardeais.

Quem mora na Lua é…

Selenita! Tudo bem, todo mundo sabe que ninguém mora lá, mas esse é o termo para o hipotético morador de nosso satélite. Selenita, de origem grega, corresponde a lunar, de origem latina.

Semi-aberto, semiaberto ou semi aberto?

Para dizer que algo está entreaberto podemos usar a forma semi-aberto. Com hífen, porque o prefixo semi- exige hífen sempre que a segunda palavra começar com vogal, h, r ou s. Essa regra vale caso a Reforma Ortográfica não entre em vigor, pois a reforma diz que quando o prefixo terminar em vogal e a palavra seguinte começar com uma vogal diferente o hífen desaparece, portanto, o certo passaria a ser semiaberto, mas é melhor esperar para ver.

Botijão X bujão

As duas denominações estão corretas e são muito usadas quando nos referimos ao recipiente metálico com forma cilíndrica, no qual se armazenam e transportam produtos fluidos voláteis.

Dica de viagem!

Para cada realidade concreta existe uma palavra adequada. Quando um avião desce no aeroporto, aterrissa ou aterriza. Quando o hidroavião pousa no mar, amerissa. E quando uma nave pousa na lua, alunissa ou aluniza.

Anúncios

Uma resposta para “Série: Usando a Língua V

  1. Essas curiosidades da língua portuguesa eu acho muito legal. Além de melhorar o nosso conhecimento e também o nosso vocabulário, nos ajuda a não cometer “gafes” e nem passar adiante alguma coisa que foi distorcida no passado, como “batatinha quando nasce esparrama pelo chão”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s