Como perder e ganhar peso


42-17730045.jpg

Chegamos ao final de mais um ano, dando início ao mesmo ciclo. Verão, praia, férias, viagens, natal, presentes, festas, muita comida, ano novo e junto com tudo isso as boas e velhas promessas. A mais conhecida e popular promessa neste período: emagracer!

As academias enchem, as áreas de lazer novamente são disputadas, os calçadões das praias concorridos. Estão de volta os “esportistas de verão”. Todos desejando ganhar tempo para perder peso. Porque perderam tempo o ano todo ganhando peso, ou melhor, engordando.

Eu corri atrás do propósito inverso. Em janeiro de 2006, estava na praia quando tomei uma decisão: “cansei de ser magro! chega!“. Tudo porque meses depois completaria 3o anos de muito sedentarismo e ‘magreza’. Com 1,93m e pesando 70kg, resolvi mudar. Iniciei uma jornada. Hoje, quase 2 anos depois, estou 18kg mais pesado.

Não sou especialista no assunto, entendo mais de Bíblia. Mas encorajo aqueles que planejam perder ou ganhar alguns quilinhos. Quero compartilhar minha experiência. Dividir um pouco o que li, pesquisei, aprendi e experimentei.

GANHAR E PERDER
Apesar de antônimos, descobri que as exigências para os dois grupos de pessoas são as mesmas. A diferença é o propósito, mas o ciclo é o mesmo. Há uma diferença muito grande entre ganhar peso e engordar. Ganhar peso, se faz com saúde, de forma dosada e orientada. Engordar é o que acontece com a maioria das pessoas que vivem de qualquer jeito e depois lutam para emagrecer.

– Não existem fómulas milagrosas:
Esqueça as receitas milagrosas! Principalmente as propagandas mentirosas que usam modelos saradas(os). Também as fórmulas mágicas, medicamentos “milagrosos”, e as receitas de regime ou dieta disso e daquilo. Qualquer profissional da área de saúde explica que diversos fatores juntos, contribuem para os resultados. Aquelas dietas ‘da sopa’, ‘do chá’, ‘da água de berinjela’, ‘da água imantada’, ou ‘sei lá do que’, sozinhas e sem a orientação de um profissional, não valem nada!

– Resultado imediato
Grande inimigo dos atletas de verão. Grande aliado das empresas de fórmulas milagrosas. Não se iluda. Não existe resultado imediato. Você não conseguirá mudar anos de vida em apenas algumas semanas. Você é humano, você não é um robô. Você tem um organismo vivo e não peças que se compram em lojas de carro ou um mecânico que consertará você do dia para noite.

– Informação
Antes de aventurar-se para mais uma expedição cansativa, torturante e frustrada, informe-se. O ideal é consultar profissinais da saúde. Médicos, nutricionistas, professores de educação física. Leia, pesquise. A internet pode ajudar. Aquilo que for unânimidade em vários sites que pesquisar, é seguro. Foi o que eu fiz. A informação é fundamental, saber o que você está fazendo, para que e o porquê.

– Muita Força de vontade (elevado ao quadrado)
Sem muita força vontade para alcançar sua meta, francamente, nem tente! Nem comece. Não adianta começar e depois não fazer! Ouvi alguém dizer: “Pior do que querer fazer algo e não poder, é poder fazer e não querer“.

– Disciplina
Mais do que esforço para comer ou deixar de comer, a disciplina é o principal ingrediente e não pode faltar na sua jornada. Porque com o passar dos dias você não vendo resultados esperados, retomando a rotina, cercado de problemas, cansaço, etc etc etc, não faltam convites para desistir. Você precisa dela: disciplina ao molho de muita força de vontade!

Esta é a primeira parte, semana que vem publicarei falando sobre:
– Alimentação
– Exercício físico
– Descanso

Caucule aqui seu *IMC, veja qual é seu estado físico hoje!
*(IMC = O Índice de Massa Corporal é uma medida do grau de obesidade de uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.)

Semana que vem volto com a continução deste tópico.

Anúncios

5 Respostas para “Como perder e ganhar peso

  1. Gostei de ver hein meu chará… Quando vai vir aqui na praia pra reencontrar os amigos?
    Também cansei de ser magrelo e ganhei 5kgs e mantenho há 2 anos, mas acima de tudo vem a saúde.
    Afinal, entrou no meu ramo ou é apenas uma experiência de vida?
    hehe

    Um ótimo Natal pra você meu amigo e eterno vizinho que fugi de medo a primeira vez que vi.

    Abração!

  2. Gostei da matéria e sempre leio seus artigos, o mais interessante de tudo é q eu sou magrinho também e nunca tinha visto uma matéria sobre ganhar peso eu sempre vi matérias de como perder peso!!! Espero a próxima matéria pra poder colocar tudo em prática!!! Gostaria muito de conversar com vc por msn manda o seu pra o email do gmail!!um abraço pra vc!!

  3. Muito interessante tudo o que você diz….E realmente não sou magra, mas não sou gorda….Queria perder peso assim mesmo afinal, sou mulher!Colocar em prática…Eis a questão!Mas nada que não se alcance com força de vontade e determinação!
    Valeu pelo incentivo! um abraço.

  4. Pingback: Que venha 2008 « Amor, Força e Fé!

  5. Como ganhar peso de forma natural e saudável, sabendo qual a alimentação, dieta e exercicios a seguir para conseguir ganhar peso .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s